O que é Microsoft Power Automate e como ele pode ajudar sua empresa?

Entenda como funciona a ferramenta de automação de processos via API e RPA da Microsoft e sobre como funciona nossa consultoria em Power Automate.

O Power Automate é uma das ferramentas que fazem parte da Plataforma Power, uma suíte de aplicativos low-code que faz parte do Microsoft 365, e permite automatizar tarefas repetitivas e complexas em diversos sistemas e software, através do uso de APIs.

Com uma interface intuitiva, qualquer usuário pode ser capaz de criar fluxos para automatizar processos empresariais, como por exemplo mandar e-mails, criar arquivos em pastas, enviar notificações e aprovações via Teams, gerar relatórios em Excel ou PDF, fazer consultas em bancos de dados SQL, consultar ou cadastrar dados em softwares que possuem integração como API, como por exemplo Trello, Movidesk, TOTVS Protheus, Salesforce, Hubspot, Azure, Google, Senior, etc.

Como a ferramenta já faz parte do licenciamento do Microsoft 365, como o Basic por exemplo, é possível ter uma economia significativa concentrando as automações no Power Automate no lugar de depender de softwares terceiros. Mesmo que você precise de uma licença adicional para conectores Premium para fluxos que utilizam consultas em SQL por exemplo, a economia de custos é extremamente significativa, além de liberar os colaboradores das atividades que estariam envolvidos, fazendo tarefas repetitivas e manuais.

Caso o sistema que você deseja integrar não possui conexão com API ou SQL, ainda tem a possibilidade de utilizar o Power Automate Desktop para criação de RPAs. Nesse caso, é possível criar um robô automatizado para minerar os dados do seu sistema simulando comportamento humanos, como por exemplo, todo dia às 7h da manhã baixar 5 relatórios e salvar numa pasta.

Os usuários têm a opção de criar do zero ou usufruir de diversos modelos já prontos e criar fluxos em poucos minutos. Para processos mais complexos ou para gerenciar um ambiente com muitos fluxos, acompanhar e analisar problemas para dar manutenção, é fundamental contar com profissionais qualificados que irão desenvolver fluxos do Power Automate seguindo boas práticas e mantendo uma boa organização, além de atuar o mais rápido possível quando erros forem identificados, e é aí que a Dynamic Soluções entra: somente no ano de 2023, gerenciamos mais de 65 mil execuções com sucesso de fluxos do Power Automate em nossos clientes.

Com a nossa experiência, podemos ajudar a sua empresa a estabelecer um ambiente extremamente organizado e autossustentável para fluxos do Power Automate, além de fornecer um painel exclusivo de alertas de erro criado pela Dynamic, para minimizar os impactos nos processos e áreas em caso de falhas ou lentidões em fluxos.

Entre em contato e conheça mais!


Palavras-chave: Consultoria em Power Automate, automação de processos, Consultoria em Plataforma Power, Desenvolvedor de Power Automate, Como funciona o Power Automate, Microsoft Flow, Suporte para Power Automate, RPA Microsoft